Alfabetização na idade certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – foi implementado no início de 2013, com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade.

A iniciativa do Ministério da Educação partiu dos dados levantados pelo Censo 2010, que apontou um total de 15,2% de crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, nem escrever. O objetivo do MEC é que 100% das crianças brasileiras até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, estejam plenamente alfabetizadas. Capazes de não apenas ler e escrever, mas também de interpretar textos e fazer contas. Para o alcance desse objetivo, estabeleceu-se como eixo principal do programa a formação continuada de professores alfabetizadores.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) integra o Comitê Gestor para a Alfabetização e o Letramento, instituído no estado do Ceará, na qualidade de instituição formadora, e é responsável pela execução do eixo de formação continuada do PNAIC, que prevê a formação dos professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos. Tal formação é organizada em rede e realizada como um serviço, voltada ao contexto da prática docente. Seu foco é na melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos, nos domínios da leitura, da escrita e do domínio da matemática. Uma outra rede, cuja a formação está prevista, é a de professores orientadores de estudo.

O projeto de formação continuada de professores alfabetizadores, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, conta com a coordenação da professora Ana Célia Clementino Moura, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, é gerenciado pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, por meio de contrato com a Universidade, e objetiva contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores das redes públicas de ensino que aderiram ao PNAIC, apoiando o trabalho desses profissionais na consolidação das competências e habilidades de leitura, escrita e matemática de seus alunos.