Tecnologia, saúde e aprimoramento profissional

O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes foi instituído pelo Ministério da Saúde e é coordenado pelas Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e da Atenção à Saúde.

Seu objetivo é fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento básico no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando Educação Permanente em Saúde e apoio assistencial por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação.

É constituído por núcleos que se dividem a nível regional, estadual e municipal. Esses núcleos desenvolvem e ofertam serviços específicos para profissionais e trabalhadores do SUS.

O Telessaúde CE funciona nas dependências do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará - NUTEDS e, entre os serviços prestados, está a Teleconsultoria, que consiste no esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas a processo de trabalho. Esse serviço pode ser realizado em tempo real, geralmente, por chat, webconferência, videoconferência ou serviço telefônico. Caso isso não seja possível, a consultoria pode ser feita por meio de mensagens offline que devem ser respondidas em até 72h.

Uma outra funcionalidade do Programa é a Segunda Opinião Formativa, que se trata de uma resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, evidências científicas e clínicas, a perguntas originadas das teleconsultorias.

Visando a qualificação de estudantes, profissionais e trabalhadores da área da saúde é oferecido o serviço de Tele-educação, composto por atividades educacionais à distância por meio de tecnologias de informação e comunicação.

Outra funcionalidade é a oferta de Telediagnóstico no país, possibilitando a realização de exames com emissão de laudo a distância, diminuindo custos com deslocamento de pacientes, aumentando a resolubilidade da Atenção Básica e, ainda, aumentando a oferta em especialidades.

Em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura participou ativamente do gerenciamento e administração em fases distintas desse projeto no estado do Ceará.

O coordenador do Núcleo Técnico Científico do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes no Ceará é o Dr. Luiz Roberto de Oliveira, médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Mestre e Doutor em Medicina, pela Universidade Federal Fluminense. O Dr. Luiz Roberto também exerce o cargo de Professor do Departamento de Cirurgia da UFC, além de ser coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC.

Programa Nacional Telessaúde Brasil