A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura tem como objetivo:

  • Prestar apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da Universidade Federal do Ceará, mediante a celebração de contratos ou convênios por prazo determinado ou mediante outras ações obedientes às normas da UFC;
  • Incentivar o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e da cultura;
  • Colaborar com ações públicas e privadas de interesse da Sociedade, bem como atuar conjuntamente com outras instituições congêneres.

A Fundação poderá celebrar contratos e convênios com outras entidades, desde que  compatíveis com as finalidades da Universidade Federal do Ceará,  expressas em seu plano institucional.

Estrutura organizacional.

Conselho Curador

O Conselho Curador, Órgão de Deliberação da FCPC, tem por finalidade orientar a realização da atividades fins da FCPC, em conformidade com a competência estabelecida no Estatuto em vigor.

Membros:

  • Prof. Helio Cordeiro de Miranda.
  • Prof. Antônio Cláudio Lima Guimarães.
  • Prof. Raimundo Mariano Castelo Branco.
  • Profa. Denise Maria Moreira Chagas Correa.
  • Prof. Haroldo César Pinheiro Beltrão.
  • Prof. José Ademar Gondim Vasconcelos.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal, Órgão de Assessoramento da FCPC, tem por finalidade examinar e emitir parecer para deliberação do Conselho Curador, a respeito de matérias de sua competência, estabelecidas no Estatuto vigente.

Membros:

  • Prof. Francisco de Assis Melo Lima
  • Prof. Francisco Erivan de Abreu Melo
  • Francisco Ferreira Neto

Presidência

À Presidência, Órgão executivo da FCPC, ressalvada a competência do Conselho Curador, compete planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades da FCPC.

Membros:

  • Presidente: Francisco Antônio Guimarães
  • Vice-Presidente: Clóvis Coelho Catunda Filho

Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica compete proporcionar o assessoramento jurídico à Presidência e demais setores da FCPC, orientando, controlando e coordenando quaisquer atividades de natureza jurídica de interesse da FCPC.

Setor de Protocolo

Compete ao Setor de Protocolo:

a- receber, registrar, distribuir e expedir a correspondência interna e externa da Presidência;

b- Controlar o andamento dos processos e seu encaminhamento aos respectivos destinos, registrando cada trâmite obedecido;

c- Realizar outras tarefas de natureza auxiliar de interesse da Presidência.

Setor de Apoio Administrativo

Compete ao Setor de Apoio Administrativo o controle e fiscalização dos veículos à disposição da Sede da FCPC, bem como a limpeza e vigilância.

Setor de Compras

Compete ao Setor de compras o controle, a fiscalização e execução das aquisições de bens e serviços nacionais de interesse da FCPC e de seu usuários.

Setor de Patrimônio

Compete ao Setor de Patrimônio a organização, o controle e distribuição do material e patrimônio adquiridos com recursos próprios ou não sob a guarda da FCPC.

Setor de Licitação

Compete ao Setor de Licitação o controle, a fiscalização, o acompanhamento e execução dos processos e procedimentos licitatórios para aquisição de bens e serviços nacionais e internacionais de interesse da FCPC e de seus usuários.

Setor de Importação

Compete ao Setor de Importação o controle, a fiscalização e execução das aquisições de bens e serviços internacionais de interesse da FCPC e de seus usuários.

Setor de Projetos

É competência do Setor de Projetos exercer todas as atividades relacionadas com a elaboração, acompanhamento e controle dos planos de trabalho, propostas de serviços, projetos e programas, bem como o acompanhamento de contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos jurídicos congêneres desde sua assinatura até seu encerramento, fazendo a comunicação necessária para a boa e fiel execução dos diversos Termos, entre os vários Setores.

Setor de Contabilidade

Ao Setor de Contabilidade compete a organização, o controle e execução das atividades relativas à administração contábil.

Setor de Orçamento

Compete ao Setor de Orçamento a organização, o controle e execução das atividades relativas à administração orçamentária e financeira.

Setor de Pagamento

É da competência do Setor de Pagamento a organização, o controle e execução das atividades relativas ao pagamento de pessoas físicas e jurídicas de interesse da Presidência.

Setor de Prestação de Contas

Compete ao Setor de Prestação de contas, a organização, o controle e execução das atividades relativas à administração de prestação de contas, além de auditar a documentação interna, fornecendo, sempre que solicitado, elementos para justificativas de auditorias e diligências de órgãos parceiros/financiadores.

Setor de Pessoal

Ao Setor de Pessoal compete exercer todas as atividades relacionadas com o desenvolvimento e a administração de pessoal tais como: o cadastro, lotação, movimentação e preparo para o pagamento de pessoal e outras atividades pertinentes e de interesse da Presidência.

Setor de Informática

É da Competência do Setor de Informática o apoio a Presidência e demais Setores, orientando e monitorando qualquer atividade da área de informática de interesse direto ou indireto da FCPC.

Setor de Pesquisa de Opinião Pública

Compete ao Setor de Pesquisa e Opinião Pública, realizar pesquisas e elaborar relatórios, a pedido do interessado, de opinião pública

Setor de Promoção Cultural

Através da Rádio Universitária FM, compete ao Setor de Promoção Cultural, desenvolver ações de radiodifusão destinadas à educação, sem finalidade comercial.

Você está aqui: Home Institucional Competências

Av. da Universidade, 2995 - Benfica - Fortaleza - CE
CEP 60020-181 - Fone: +55 (85) 3521 3444.